A Leite Brasil
Ações
Estatísticas
Artigos
Legislação
Fale Conosco
 

Agronegócio alavanca o Brasil potência. Oportunidade para o leite

 Joelmir Beting - palestra na FEILEITE 2007

Com a presença de 218 participantes, Joelmir definiu como exigente, seletivo e infiel as três características do consumidor atual. A palestra, organizada pela Leite Brasil, na Feileite 2007, aconteceu dia 1 de novembro no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo. Segundo Joelmir, o maior ativo de uma empresa hoje é sua carteira de clientes cativos, bem como seus funcionários que mantém esses clientes. ”As empresas devem colocar todo o foco do negócio no cliente e se possível, no cliente do cliente”.

A colocação acima foi feita pelo jornalista durante sua palestra “Agronegócio alavanca o Brasil potência. Oportunidade para o leite”, na qual abordou os diferentes pontos que balizam o mercado global, como o petróleo e o dólar, os subsídios aos produtores da União Européia, bem como o chamado “efeito China”, a potência que tem colocado um quinto da humanidade em movimento com crescimento de 10% ao ano.

A questão da China, inclusive, segundo o economista, assusta a Organização Mundial do Comércio, especialmente quando somada a uma possível parceria com o Brasil - no que Joelmir chamou de China - Brasil 2030. Isso porque, dada as condições atuais e futuras do tigre asiático, em especial quanto à falta de água que o país deve enfrentar, o levarão a procurar um parceiro que possa garantir a segurança alimentar dos produtos consumidos no país.

Enquanto a China se configura como uma oportunidade ao agronegócio brasileiro, a União Européia mantém sua pesada política de subsídios aos seus produtores, valor que chega a US$ 278 milhões, sendo 60% voltado para a produção, 30% para a exportação e 10% para proteção.

A boa notícia, segundo Joelmir Beting é de que nos próximos anos haverá uma contestação da política de subsídios por parte da própria União Européia e que os desdobramentos devem aparecer nos próximos três anos.

Texto Assessoria de Comunicações